Sobre

Este é um blog criado para publicação de resenhas de livros.
Mas, não é apenas mais um blog.
A ideia surgiu da vontade de comentar sobre os livros sem a pressão e crítica dos amigos chatos que acham que cada “A” que você fala é spoiler. Aqui podemos explanar a vontade, até porque quem vem até aqui realmente quer ler sobre.

Curta nossa página do facebook!

Muitas pessoas podem acabar se perguntando “Por que Coelho da Lua?” e automaticamente clicam nesta página para descobrir o motivo.

O título foi sugerido de brincadeira pela “autora chefe” do blog, a May, por ela ser uma fã lunática do anime/mangá Sailor Moon, e acabou pegando. Coelho da Lua é a tradução literal do nome da protagonista da história: Tsukino Usagi.

tsukino_usagiMas, não é só isso… A história de Sailor Moon foi baseada na “lenda do coelho da lua” que é uma história do folclore oriental, então fomos pesquisar sobre a tal lenda e ver se seria realmente legal escolher esse nome para o blog.

Encontramos várias versões da história e isso incomodou bastante a May, que acha coisas que não são exatas são extremamente confusas e, às vezes, irritantes. (Assim como todas as pessoas que cursam e trabalham com exatas).
A moral de todas as lendas folclóricas orientais acaba sendo a mesma: O mal é punido e o bem recompensado.
Duas das versões da lenda são bem interessantes:

moon_god_rabbit

  • Uma delas (a que provavelmente inspirou a autora de Sailor Moon), conta que uma deusa que habitava a Terra acabou fazendo várias coisas erradas, desobedecendo as leis e como castigo/punição foi transformada em coelho e enviada à Lua para o castelo de uma deusa que vivia lá. Essa deusa acabou por adotar a coelha e deixou a coelha responsável por organizar as estratégias de defesa e proteger o castelo com os seus poderes, prometendo-lhe que assim que ela compensasse seus erros e que os humanos reconhecessem o bem que ela fazia, ela poderia retornar à Terra. E a coelha passava os seus dias observando e admirando a Terra, desejando que as pessoas pudessem vê-la de lá e a perdoassem para que ela pudesse voltar. E, muitas crianças diziam conseguir ver, nas noites de Lua Cheia, um coelho sorrindo na Lua…

moon-rabbit-sir

  • A outra (a que nos encantou mais), conta que numa floresta estavam reunidos três grandes amigos: a raposa inteligente, o macaco ágil e o pacífico coelho branco. A Lua Cheia reluzia no céu e de lá, o Velho espírito da Lua os observava, pensando qual deles seria o mais virtuoso. E para descobrir, disfarçando-se de mendigo, resolveu testá-los. Se apresentou diante deles e disse-lhes que estava com muita fome… A raposa, ao ver aquele humano mal vestido necessitando de ajuda, se compadeceu e correu ao rio e utilizando a sua inteligência, atraiu vários peixes usando sua cauda como isca e pescou alguns com seus dentes afiados e deu ao senhor para que ele se alimentasse. O macaco também querendo ajudar, usou sua agilidade para escalar diversas árvores e pegar as melhores frutas para alimentar o senhor e matar sua fome. O coelho, sem ter a agilidade do macaco ou a inteligência da raposa, parecia não poder fazer nada pelo mendigo, mas o seu generoso coração não permitiria que aquele senhor fosse embora sem que ele o ajudasse e, então, pediu aos amigos que pegassem galhos e o ajudassem a acender uma fogueira. Quando a fogueira acendeu completamente, ele pulou dentro dela, oferecendo sua própria carne como alimento ao senhor necessitado. Espantados com o acontecido, os seus amigos choraram a sua perda e todos reconheceram que ele, de fato, era o ser mais generoso da floresta. O velho mal vestido foi envolto por uma áurea prateada, se apresentou como espírito da Lua e disse-lhes que não se preocupassem pois o amigo coelho estava bem, trazendo o espírito do coelho de volta e dizendo “Seu ato foi de muita bondade, provando ser o animal mais generoso da floresta, entretanto não deve fazer mal a si mesmo, ainda que seja pelo bem do próximo”. A raposa perguntou ao Velho o que seria de seu amigo coelho e o Velho respondeu que o levaria até a Lua e que de lá, com toda a sua virtude, ele sempre olharia por seus grandes amigos. E então subiu aos céus, levando o coelho em seus braços. Dizem que até hoje o Coelho da Lua sempre olha por aqueles de corações generosos, enquanto se diverte fazendo bolinhos de arroz para enviar aos seus amigos que ficaram na terra, a raposa e o macaco.

E então, o título foi decidido… o motivo da escolha ter se firmado, além de serem histórias lindas, é: Existem várias versões para a Lenda do Coelho da Lua, assim como também existem várias versões e opiniões diferentes a respeito de livros… e estamos aqui para contar a nossa! 🙂

 

Anúncios

2 comentários sobre “Sobre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s